Um estudo realizado por Elisabeth Dancey autora  de “The Cellulite Solution(St. Martin’s Press, 1997), mostrou que mulheres com celulite possuem  uma deficiência do sistema linfático. Outro estudo descobriu que 80 por cento das mulheres que têm excesso de peso possuem  lentidão do  sistema linfático.  Este sistema fluindo normalmente é a chave para a perda de peso mais fácil e sentindo bem-estar.

Se o sistema linfático for  ineficiente, o indivíduo poderá ter aumento   nos depósitos de gordura, celulite e  dores. Inversamente, se  melhorar a capacidade de limpeza do sistema linfático, ele será capaz de  eliminar as toxinas.

Um sistema linfático saudável também ajuda a purificar o sangue através  do baço. O baço  realiza a hemocaterese (destruição de células velhas, com mais de 120 dias).

Praticamente todas as modalidades de massagem terapêutica que conheço, estimulam o sistema linfático de alguma forma.   Mas é com a DML (drenagem linfática manual)  que existe mais eficiência  pois esta massagem flui especialmente no sentido dos vasos linfáticos e estimulação frequente  nas regiões dos principais  linfonodos.