O torcicolo pode possuir diversas causas e tratamentos. Ela também é conhecido como cervicalgia, é uma condição em que os músculos do pescoço ficam muito tensos e doloridos. Muitas vezes é causada por contração ou espasmo súbito dos músculos do pescoço. Na observação dos inúmeros pacientes que atendi, as reais causas estão mais ligadas aos hábitos ou algo que foi construído ao longo do tempo pelo enfermo e que num determinado momento, assim como a gota d’água que faltava, surgem os primeiros sintomas.

Causas

Destaco as seguintes:

  1. Má postura: manter uma posição incorreta do pescoço por um longo período de tempo, como dormir em uma posição inadequada ou sentar em uma cadeira com má postura, pode levar a um torcicolo.
  2. Movimentos bruscos: movimentos repentinos e bruscos do pescoço, como girar rapidamente a cabeça, podem levar à tensão muscular e causar um torcicolo.
  3. Estresse ou tensão emocional: o estresse e a tensão emocional podem fazer com que os músculos do pescoço fiquem tensos e doloridos, gerando assim um torcicolo.
  4. Lesões: lesões como torções ou traumas no pescoço podem causar um torcicolo.

Para ajudar a aliviar um torcicolo, você pode realizar algumas medidas:

  1. Descanse o pescoço: Evite movimentos bruscos e tente descansar o pescoço o máximo possível. Por isto, algumas atividades que podem piorar a dor.
  2. Aplicação de calor : Aplique uma compressa quente, uma bolsa de água quente ou uma bolsa térmica elétrica (esta é a que eu prefiro) na área dolorida do pescoço por 15-20 minutos várias vezes ao dia. Assim, o calor pode ajudar a relaxar os músculos e aliviar a tensão.
  3. Alongamentos suaves: Realize exercícios de alongamento suaves para ajudar a relaxar os músculos do pescoço. Vire a cabeça lentamente para um lado, segure por alguns segundos e, em seguida, vire para o outro lado. Repita esse movimento algumas vezes ao dia. Todavia, caso não tenha tanta habilidade com exercícios, talvez seja melhor não fazer pois a má condução do exercício físico pode piorar ainda mais o torcicolo. Sendo assim, evite movimentos bruscos ou forçados que possam piorar a dor.
  4. Sessão de massagem: A massagem nos músculos do pescoço ajuda a aliviar a tensão e relaxar os músculos de forma mais ampla e rápida. Somente um profissional habilidoso poderá imprimir uma pressão e realizar manobras mais eficientes. Entretanto, isto se faz após uma avaliação manual do estado dos tecidos.
  5. Sessão de acupuntura: O tratamento de cervicalgia com agulhas, moxabustão e ventosas eliminam a rigidez muscular, propiciando assim, um melhor fluxo de sangue e energia indispensáveis para uma rápida e completa recuperação
  6. Medicamentos para alívio da dor: Muito cuidado com o uso de medicamentos de venda livre, estes podem apenas tirar os sintomas momentaneamente além de trazerem efeitos colaterais indesejáveis. Por isto, se optar por esta forma de tratamento, consulte um médico.
  7. Postura correta: Mantenha uma boa postura ao sentar, em pé mas sem rigidez. Ao dormir se travesseiros adequados e evite posições que possam colocar pressão extra no pescoço.
Precisa de ajuda?