A massoterapia pode ajudar os pacientes acamados durante um tratamento longo, diminuindo a fraqueza, o encurtamento muscular, as dores generalizadas e as inflamações.
Isto se deve principalmente pela necessidade do paciente de se manter com poucos movimentos e o contato constante com a cama. A massoterapia age como uma das melhores e agradáveis formas de devolver os movimentos e eliminar as dores musculares através de suas manobras que agem nos tecidos, auxiliando no alongamento e movimento de sangue e energia. Este tratamento necessita de orientação médica para se certificar de que não afetará negativamente a enfermidade principal.
O tratamento
Através de manobras suaves e contínuas, a massoterapia melhora o fluxo sanguíneo nas regiões mais afetadas, hidratando, nutrindo e movendo líquidos nos pacientes acamados. Isto é feito respeitando, e muito, as condições de dor em que o paciente se encontra.
O uso de manobras articulares também promove uma melhora, pois internamente os líquidos e os tecidos irão se movimentar criando uma situação semelhante ao da massagem.
O profissional de massagem também poderá utilizar de utensílios que poderão auxiliar nas manobras, assim como, massageadores com vibração , pedras aquecidas, óleos e cremes terapêuticos.
A frequência das sessões pode ser de uma a três vezes por semana e a duração das sessões costumam ser de uma hora.
O acamado deve estar de estômago vazio.
O massoterapeuta terá que receber todas as informações necessárias para que não seja realizado manobras no acamado em locais impedidos.
Em caso de doenças infecto contagiosas é quase certo de que não poderá ser feita a sessão de massoterapia.