Andando pelas ruas, deparei-me há poucos dias com uma banca de revistas que fixava num local bem visível, uma revista que na capa tinha a maior manchete escrita assim ” Massagem tira o inchaço e seca 9cm de barriga” e ” Funciona como lipo”. O nome da revista é a Viva edição de 6 de novembro de 2009 e só vale R$1,49. Este post não é para julgar a qualidade dos ensinamentos da auto drenagem linfática ou da automassagem modeladora que a revista publicou e sim um incentivo para que as pessoas tenham um contato e consciência corporal mais elevados. Realmente fica impossível realizar manobras de massagem como nós massagistas fazemos e que demoram muito tempo de prática e estudos para iniciar um trabalho profissional. Mas se a automassagem é o que a pessoa pode fazer, então faça. Mas não esqueça dos cuidados básicos para não se machucar. Cada massagem tem as suas contra-indicações e devem ser seguidas.
Alguma dicas de massagem para a saúde física e consciência corporal:
Tente fazer de forma que seja agradável e sem muita pressão;
Massageie todo o corpo não esquecendo dos pés, cabeça e nádegas. Pode aproveitar o momento pós banho em que você está sem roupa e com a pele mais hidratada.
Realize a massagem com deslizamentos, estimulando o retorno do sangue para o coração;
Fique mais tempo onde você sente mais mais agradável a massagem;
Tente fazer de forma lenta e firme;
Observe a sensação do toque. A pele é quente ou fria? É lisa ou áspera? Faz cócegas? Dói? É bom quando se faz mais rápido ou mais lento?
Tenho certeza que esta experiência será inequecível!
Aproveite estas dicas, experimente, e viaje na massagem.