Alongamento é importante tanto para prevenção quanto para o tratamento de lesões. Quando feito corretamente, o alongamento aumenta a flexibilidade e desempenha um papel fundamental na redução do risco de lesões. Os músculos e tendões com uma maior flexibilidade são menos propensos aos estiramentos ou tensões quando usados. Alongamento também é usado para melhorar o desempenho atlético e as funções respiratórias. O cuidado que se deve ter é que algumas pessoas têm mais dificuldades com a flexibilidade que as outras e podem exagerar a dose do exercícios.
O alongamento pode ter uma rotina de exercícios simples que irão melhorar a sua flexibilidade e postura, ajudando a reduzir tensão. Deve ter uma evolução gradual durante um longo período de tempo e então mantida para evitar a volta para inflexibilidade. É muito importante relaxar durante o alongamento. Fazer com movimentos e respiração lentos. A mente acompanha observando e livre.
Nas minhas sessões costumo acrescentar exercícios de alongamentos passivos. Sempre em de acordo com grupamento muscular que encontra-se debilitado e principalmente nos casos de contratura e nódulos.
O alongamento quando uma outra pessoa administra em nós, geralmente é mais eficiente pois assim podemos relaxar de forma mais ampla.
Um Livro que indico para profissionais é o ” Pontos-Gatilhos Miofaciais” Kostopoulos / Rizopoulos – Editora Labs