A moxabustão é uma técnica da medicina tradicional chinesa (MTC)que envolve a queima de uma erva chamada  artemísia.  Moxabustão tem sido usado em toda a Ásia há milhares de anos. O objetivo da moxabustão, como acontece com a maioria das formas da medicina tradicional chinesa, é fortalecer o sangue, estimular o fluxo de chi (energia), e manter a saúde em geral.

Na medicina tradicional chinesa, moxabustão é usado em pessoas que têm uma condição de frio ou estagnada. A queima de moxa é realizada  para expulsar frio e aquecer os meridianos, o que leva a maior fluidez do sangue e qi.

Embora moxabustão tem sido usada com segurança na medicina tradicional chinesa há séculos, não é para todos. Uma vez que é utilizada especificamente para pacientes que sofrem de constituições frias ou estagnadas,  não deve ser utilizada em pacientes  com um excesso de calor. A queima de moxa também produz uma grande quantidade de fumaça e muito cheiro. Os doentes com problemas respiratórios podem solicitar bastões  sem fumaça como uma alternativa.

Em alguns casos utilizo a moxabustão após a massoterapia. Isto sempre é acordado previamente com os meus clientes/pacientes.