Nestes dias de intenso calor, e nem estamos ainda no verão,  o desconforto fica muito evidente para várias pessoas. Darei então algumas explicações sobre como podemos lidar melhor com os dias quentes seguindo as premissas da MTC (medicina tradicional chinesa).

O verão é regido pelo elemento Fogo. Crescimento, alegria e consciência espiritual entre o coração e a mente são so focos durante esta estação.

Alguns dos sintomas de excesso de calor do verão são  sudorese profunda, boca e garganta ressecada, constipação e palpitações cardíacas.

A melhor forma de terapia é a  preventiva. Saiba como agir em cada estação do ano e assim viver de forma equilibrada! É natural nesta estação ir para a cama mais tarde  e acordar mais cedo. Procure não se queixar ou se zangar  e esteja sempre animado. Preserve sua energia estando em locais frescos e mantendo a mente calma.

Quando o fluxo da  energia encontra-se  desequilibrada, pode-se ter depressão ou ter um excesso de alegria. O fogo é simbólico da atividade máxima .  Agitação, esgotamento nervoso, azia e insônia são outros indicadores de desequilíbrio nesta época.

Fisicamente, quando o elemento fogo está equilibrado, o coração adequadamente governa, circula o sangue e assegura a assimilação adequada do princípio da repartição dos alimentos que estiveram intestino delgado.

A massagem no verão  ajuda a reequilibrar as energias através de estimulos em pontos específicos como no do-in e acupuntura. Também devolve uma atmosfera mais tranquilizadora o que permitirá uma mente menos estressada e mais adaptada a agitação destes dias.