Os admiradores  da massagem terapêutica sabem que é relaxante e gostoso. Mas a massagem também pode ser uma ferramenta eficaz para manter uma boa saúde. Pesquisadores do Centro Médico Cedars-Sinai, informaram que uma massagem produz mudanças mensuráveis no sistema imunológico e do sistema endócrino dos adultos saudáveis.

Os pesquisadores, liderados pelo Dr. Mark Rapaport, estudaram 29 adultos saudáveis que recebiam uma massagem de 45 minutos sueca e 24 adultos saudáveis que tiveram uma sessão de 45 minutos de massagem de  toques leves ( muito mais suave que serviram de comparação com a  mais vigorosa massagem sueca) . Amostras de sangue foram tomadas antes da massagem e começou a intervalos regulares de até uma hora após a massagem foi concluída.

O estudo constatou várias alterações nos testes de sangue do grupo de massagem sueca, que indicou um benefício para o sistema imunológico. Por exemplo, massagem sueca gerou reduções consideráveis em arginina vasopressina, um hormônio que contribui para o comportamento agressivo, e pequenas reduções do cortisol, hormônio do estresse. Os participantes da massagem sueca também teve um aumento de linfócitos, células que ajudam o sistema imunológico a defender o organismo de substâncias nocivas.

fonte:

The Journal of Alternative and Complementary Medicine outubro /2010