a) Escolha um local calmo e agradável.

b) Pode-se ouvir música suave, mas numa meditação de maior introspecção, o mais indicado é o silêncio.

c) Não fazer logo após uma refeição.

d) Usar um relógio para identificar o tempo que o massoterapeuta dedicará a prática meditativa. Isto para o praticante não fique preocupado com o tempo gasto.

e) Recolha o queixo para se ter uma sensação de uma coluna mais reta.

f) Língua no céu da boca. Isto ajuda na circulação da energia que percorre o corpo e também diminui a produção de saliva fazendo com que o ato de engolir se torne mais raro.

g) Escolher uma posição que não seja confortável demais para não haver o risco de dormir. De preferência, sentar-se de pernas cruzadas ou numa cadeira (neste caso manter os dois pés no chão) e manter a coluna ereta e firme. Observar que esta posição terá a firmeza vinda principalmente da região abdominal e não da região dorsal.

h) Deixar o corpo relaxado e iniciar uma respiração longa com as mãos sobre os joelhos se assim preferir.

i) Evite ficar se mexendo após ter escolhido a melhor posição, inclusive os olhos.

j) Observar as partes do corpo relaxando as regiões de tensão.

k) Ao escolher a forma ou objeto da meditação, fixar a mente de forma que este exercício discipline a atenção. No momento em que for percebido que na tela da mente os pensamentos foram arrastados para outros assuntos, voltar calmamente para o objeto da meditação. Para os iniciantes isto acontece o tempo todo.

l) Motivação Correta. Por que o massoterapeuta deseja meditar? Está cansado por tantos atendimentos e deseja relaxar? Se for por motivos como este, ele terá um benefício mais limitado. Neste caso, só irá praticar quando perceber que está cansado ou irritado com algo. Agirá como fuga de algo que o atormenta. É uma razão pequena e praticamente egoísta. O Massoterapeuta pode escolher uma motivação onde ele encaixa uma profunda aspiração em proporcionar um maior bem-estar aos pacientes. Ser um veículo de cura, estar equilibrado para equilibrar o outro ou ser um profissional cada vez mais atento, visando beneficiar o maior número pessoas. Desta forma, o massoterapeuta irá estar sempre inclinado a meditar, pois desde o início, percebe paz, harmonia e amor com a prática constante. Encontra algo que já está dentro dele, sem necessidade de buscar fora.

m) Vivenciar o agora. O passado já não existe mais e o futuro é incerto. Captar o presente é estar realmente desperto.