A dor de cabeça pode vir devido a tensão ou estresse. Os motivos  neste caso podem ser a constrição das paredes das artérias ocasionando elevação da pressão arterial na cabeça e músculos excessivamente tensos no pescoço e ombro. A rigidez dos músculos afetam a coluna vertebral e também os nervos espinhais. O estresse pode ser reduzido com massagem e técnicas de relaxamento.

Caso não tenha uma cadeira de shiatsu, pode-se criar um local adequado sentando em uma cadeira de frente para uma mesa e abraçando um, dois ou três travesseiros conforme for mais confortável, relaxado e para deixar os músculos das costas mais expostos e facilitar o trabalho  de quem for massagear .

 Nada de começar a massagem acelerado e de  forma profunda.  O deslizamento das mãos de forma lenta e superficial é usada para iniciar este processo antes de utilizar técnicas mais firmes.

As principais manobras que indico são:

 Amassamento dos músculos do ombro e pescoço;

 Massagem no couro cabeludo;

 Acupressão nos pontos ID 14, VB 20, VG20  e no terceiro olho, entre as sobrancelhas;

 No pé o ponto reflexo do pescoço fica na base do dedão. Pode-se massagear também esta região.

As cefaleias podem vir devido a infecções,  vírus, desalinhamento da coluna e também consumo de drogas. Não se deve aplicar massagem nestes casos  e sim  a procurar auxílio médico.