Com uma  boa mecânica corporal somos capazes de mover o corpo evitando lesões durante as atividades, tais como: de pé, sentado ou dormindo. A boa postura  corporal protege o corpo de dores e lesões.

A má postura é muitas vezes a causa de problemas nas costas e quando não se movem corretamente e com segurança, a nossa coluna é submetido a tensões anormais que podem levar a lesões e desgaste desnecessário.

A boa postura envolve o treinamento de seu corpo para onde a menor tensão é colocada sobre os músculos e ligamentos de suporte. Uma pessoa não deve permanecer em uma posição por muito tempo em pé e alongamento constante. As principais dicas são: sempre estar perto do trabalho que você está fazendo; mantenha sua cabeça erguida, o queixo dobrado e as costas retas ao caminhar. Boa postura é o uso correto do corpo em todos os momentos.

Mantendo o corpo bem alinhado e usando boa mecânica corporal em situações de vida diária, pode-se  ajudar a diminuir o estresse no corpo. O trabalho de massagista é largamente baseado na aplicação de pressão, usando principalmente o peso corporal, para não  forçar a musculatura ao  aplicar pressão.

 A postura correta pode reduzir o estresse nos ligamentos , evita a tensão muscular desnecessária e fadiga.  A postura é mantida em grande parte inconscientemente  mas pode ser melhorada através de treinamento. Pode-se melhorar a postura através do exercício físico aumentando o tônus muscular, força muscular, resistência e flexibilidade. Quem tem má  postura  precisa  fazer um esforço consciente para estabelecer o posicionamento correto do corpo.

A massagem ajuda neste momento de recuperação através principalmente da massagem nos musculos que se encontram demasiadamente encurtados e que desequilibram a harmonia do sistema muscular.