fibromialgia é uma síndrome dolorosa não-inflamatória, caracterizada por dores musculares, fadiga, disturbios de sono, parestesias,  e dor em pontos dolorosos específicos sob pressão. Nem sempre quando  o paciente sente dor nos  pontos comuns da fibromioalgia podemos dizer que se trata desta patologia. Pessoas sedentárias, com stress e com problemas posturais, normalmente possuem dores musculares  crônicas que  podem ser tratadas através de atividades que melhorem o sistema músculo-esquelético.

Exercícios suaves, meditação e massagem são práticas que, associadas ao tratamento médico, podem auxiliar a aliviar os sintomas de quem é afetado.

fibromialgia

Estudos constataram que pessoas que têm fibromialgia possuem  mais sensibilidade dos que não têm . Por quê? Um problema com o sistema nervoso central pode causar sinais de dor normal para ser mais forte.

Em minha experiência como massoterapeuta, é muito comum receber pacientes  com dor em muitas partes  e pensarem que estão com fibromioalgia. Realizando algumas sessões posso comprovar que não se tratava desta síndrome pois os sintomas desapareciam com a massoterapia adequada.

Faça massagem regularmente e descubra o quanto seu corpo pode ser livre de muitas dores e ao mesmo tempo ter uma sensação de bem-estar.