Fascite plantar é uma das causas mais comuns de dor no calcanhar. Trata-se de dor e inflamação de uma faixa grossa de tecido, chamado fáscia plantar. Ela  atravessa a parte inferior de seu pé e liga o osso do calcanhar e os dedos dos pés. Fascite plantar geralmente provoca dor aguda que ocorre geralmente com os seus primeiros passos na parte da manhã. Fascite plantar é particularmente comum em corredores. Além disso, as pessoas que estão com sobrepeso e aqueles que usam sapatos com apoio insuficiente correm o risco de fascite plantar.

Terapias

Os principais que normalmente uso são alongamento,  fortalecimento muscular e massagem.

O Terapeuta pode instruí-lo em uma série de exercícios para esticar a fáscia plantar e tendão de Aquiles e para fortalecer os músculos da perna, que estabilizam o tornozelo e calcanhar.  O uso de massagem faz com que os tecidos envolvidos  sejam manipulados e assim  diminuindo a tenção no local.

Para reduzir a dor da fascite plantar, tente essas dicas de auto-atendimento:

  • Manter um peso saudável. Isto minimiza o estresse em seu fascia plantar.
  • Escolha sapatos de suporte. Evite saltos altos. Compre sapatos com uma baixa de salto moderado, bom suporte para o arco e absorção de choque. Não ande descalço, especialmente em superfícies duras.
  • Não use sapatos esportivos desgastados. substituir o seu velho tênis esportivos antes que eles parem de apoiar e amortecer seus pés. Se você é um corredor, comprar sapatos novos, depois de cerca de 500 quilômetros de uso.
  • Estique os arcos. exercícios em casa  simples podem esticar sua fáscia plantar, tendão de Aquiles e músculos da panturrilha.

fascite plantar