Um enorme número de mulheres sofrem com a celulite que se manifesta, em muitos casos, como ondulações que ocorrem na superfície da pele. Essas mudanças são o resultado de um mau funcionamento do metabolismo que cria o inchaço. Basicamente a celulite é um tipo de deterioração física que se desenvolve ao longo dos anos. Também é conhecida como Lipodistrofia Ginóide que geralmente se localiza nas pernas, e nádegas da mulher.
Esse acúmulo de gordura comprime os vasos linfáticos que já não são capazes de transportar e até mesmo capilares se tornam mais frágeis.
Os distúrbios metabólicos também são causados pelo sedentarismo e maus hábitos alimentares. A mulher deve atuar em várias frentes para eliminar a celulite. O risco, nos casos de celulite “estágio avançado” são os distúrbios do sistema circulatório
. É essencial a prática regular de desporto e uma alimentação simples e equilibrada. O esporte reativa a circulação e estimula o metabolismo e uma dieta saudável reduz depósitos de gordura. Além destes aspectos é aconselhável então, a técnica de drenagem linfática manual.

celulite

Drenagem desempenha um papel crucial no tratamento da celulite. O fluido que se move é normalmente encontrado na pele ou entre esta e os músculos. A área onde ele acumulou tem  uma ‘saída’ através dos vasos linfáticos. O objetivo da drenagem é o de auxiliar a remoção do líquido intersticial e linfa, mas também para relaxar as fibras musculares.
Os movimentos devem ser suaves, lentos e devem ser repetidos várias vezes. Não se deve usar óleos ou cremes, ou produtos de beleza  e  isto é essencial para uma boa aderencia da mão do massagista na a área a ser tratada afim de melhorara maneira de empurrar a pele e o líquido acumulado. A pressão deve ser mais leve para facilitar a drenagem da linfa. As pressões são de longa duração, lenta e alternadas com períodos de relaxamento. A Drenagem deve ser  no entanto considerada como uma técnica complementar e acompanhar, por exemplo, uma massagem corporal ou atividade física.
Drenagem linfática manual, bem como combater a celulite, ajuda a aliviar a dor da área a ser tratada e relaxa os músculos tensos.