Alongamento é importante tanto para prevenção quanto para o tratamento de lesões. Quando feito corretamente, o alongamento aumenta a flexibilidade e desempenha um papel fundamental na redução do risco de lesões. Os músculos e tendões com uma maior flexibilidade são menos propensos aos  estiramentos ou tensões  quando usados. Alongamento também é usado para  melhorar o desempenho atlético e as funções respiratórias. O cuidado que se deve ter  é que algumas pessoas têm mais dificuldades com a flexibilidade que as outras e podem exagerar a dose do exercícios.
O alongamento pode ter uma rotina de exercícios simples que irão melhorar a sua flexibilidade e postura, ajudando a reduzir  tensão. Deve ter uma evolução gradual durante um longo período de tempo e então mantida para evitar a volta para inflexibilidade. É muito importante  relaxar durante o alongamento. Fazer com movimentos e respiração lentos. A mente acompanha observando e livre.

Nas minhas sessões costumo acrescentar exercícios de alongamentos  passivos. Sempre em de acordo com grupamento muscular que encontra-se debilitado e principalmente nos casos de contratura e nódulos.

O alongamento quando uma outra pessoa administra em nós, geralmente é mais eficiente pois assim podemos relaxar de forma mais ampla.

Um Livro que indico para profissionais é o  ” Pontos-Gatilhos Miofaciais”  Kostopoulos / Rizopoulos   – Editora Labs