Se os médicos conhecessem melhor os benefícios dos diversos tipos de massagens terapêuticas e se nós massoterapeutas tivéssemos o nosso trabalho mais bem especificado e regulamentado, acredito que teríamos  os  pacientes mais tratados com terapeutas do que com remédios. A massagem profissional é uma terapia de cura muito mais potente do que a maioria das pessoas possam imaginar. Penso que cada pessoa, saudável ou não, deve receber massagem profissional pelo menos uma vez por mês.

A massagem é importante como tratamento porque principalmente ajuda a movimentar linfa, sangue e oxigênio para os diversos órgãos e tecidos e que não acontece satisfatoriamente em muitas pessoas adoentadas ou não. Com estes benefícios da massagem, o próprio corpo reage melhor na sua revitalização. A massagem terapêutica é fundamental para a manutenção de qualquer grau de saúde.

O toque do terapeuta pode  ser extraordinariamente positivo na cura. As suas qualidades não podem ser medidas com instrumentos científicos, mas quem observa sabe muito bem que ele tem poderosos efeitos tais como:  maior tranquilidade, reduz a pressão arterial, estimula o funcionamento do sistema imunológico, e faz com que as pessoas se sintam mais queridas, pois nós, profissionais sérios, nos importamos muito com elas.

Acredito que para muitos profissionais da  área de saúde, tocar seus pacientes é algo não muito satisfatório por diversas razões, até mesma íntimas, mas para nós massoterapeutas, é tudo que queremos… tocar as pessoas.