Achei muito oportuno dividir um artigo da American Massage Therapy Association  apesar de ser de 2001. Ela constatou que o número de adultos que recebem massagens da massoterapeuta mais do que duplicou desde 1997.

A maioria dos prestadores de cuidados de saúde estão reconhecendo massagem terapêutica como um auxílio legítimo para as dores nas costas de menor intensidade e um complemento eficaz para o tratamento parte inferior das costas . Cinquenta e quatro por cento dos profissionais de saúde dizem que irão encorajar os seus doentes a prosseguirem a massagem terapêutica, além de tratamento médico.

Um estudo sobre massagens e dores nas costas realizado no Touch Research Institute da Universidade de Miami, em 2001, constatou que a massagem pode diminuir a  dor nas costas, depressão e ansiedade, e  melhorar o sono. Um grupo de massagem terapêutica  também mostrou melhora dos movimento e seus níveis de dopamina e serotonina ficaram mais elevados. “(International Journal of Neuroscience, 106, 131-145).